Próximos Eventos

Autor Tópico: ORW CLÁSSICOS 2ª edição 2009 :: REGULAMENTO / CALENDÁRIO (download de circuitos)  (Lida 2063 vezes)

Offline João Barbosa (JPC)

• Administrator
  • GP2 Driver
REGULAMENTO v1.0, 29.Ago.2009
 _rtfm_
Leitura obrigatória; o tópico relativo às inscrições funciona como anexo.
Regulamentações adicionais poderão ser expressas para cada prova, se assim se justificar.
. . . .CALENDÁRIO / download directo dos CIRCUITOS:
Abrir o ZIP ou RAR e colocar a pasta dentro da pasta Locations da instalação do rFactor.
13.SET.2009 - Spa <- *** anulada
27.SET.2009 - Brno <-
11.OUT.2009 - Snetterton <-
25.OUT.2009 - A1 Ring <-
01.NOV.2009 - Silverstone <-
15.NOV.2009 - Vasco Sameiro <- *** anulada
22.NOV.2009 - Norisring <-
06.DEZ.2009 - A.I.A. (Portimão) <-

« Última modificação: 15-Novembro-2009, 22:37:56 pm por João Barbosa (JPC) »

• Administrator
  • GP2 Driver
Re:ORW CLÁSSICOS 2ª edição 2009 :: REGULAMENTO
« Responder #1 em: 05-Setembro-2009, 19:15:10 pm »
Considerações adicionais sobre cortes / atalhos / encurtar a pista:

A figura acima, obtida a partir de replays de algumas hot laps registadas no servidor, ilustra claramente a forma ilegal, de acordo com o regulamento, de como essas mesmas hot laps foram obtidas.
O corte na chicane da paragem do autocarro, bem como o alargamento da trajectória na saída da última curva (Blanchimont) que antecede a referida chicane, com ganhos de tempo e/ou posições, e mesmo na defesa de posições em corrida, são ilegais.
Estas indicações são válidas para qualquer circuito e não apenas para Spa Francorchamps.
*

De acordo com o regulamento, uma trajectória só é válida se o carro estiver com duas rodas sobre o corrector. Na figura acima, a trajectória ilustrada à esquerda mostra claramente um encurtar da pista, não sendo por isso legal (apesar de o carro ter duas rodas no corrector, a verdade é que aquele passa numa trajectória que é feita fora da pista e do corrector).
Não deve haver dúvidas sobre o que é corrector e o que não é, nem sobre o que é pista e o que não é.
Zonas em que a relva adjacente ao corrector foi substituída por piso duro pintado de verde (muito comum em vários circuitos) não constituem nem pista nem corrector, bem como zonas de relva cobertas por uma grelha de reforço.
À direita, na figura acima, está ilustrada uma passagem correcta.
*

Mais um exemplo de uma trajectória correcta, à esquerda, e uma trajectória ilegal, à direita, na figura acima.
Não será difícil fazer uma rápida análise das voltas mais rápidas, quer em qualificação quer em corrida, para as zonas mais delicadas de cada circuito, quando tal se justificar.
*

NOTA: sobre a nova «ferramenta» que surgiu para detecção de «cortes», e sem lhe retirar qualquer valor, a verdade é que não há tempo para aferir da sua funcionalidade, nem para produzir e testar os processos adicionais necessários a cada circuito.

Finalmente, recordo aqui o tópico relativo ao comportamento em pista, publicado quando da 1ª edição dos Clássicos, e que deve ser também tido como de leitura obrigatória:
http://classicos.onlineracingworld.com/forum/index.php?topic=72.0

Offline Weed - João Oliveira

• Administrator
  • GP2 Driver
« Responder #2 em: 07-Setembro-2009, 02:59:03 am »
Uma duvida, segundo o artigo "#3.3.3 Cada piloto deverá tomar as devidas precauções para que não prejudique outros;" do regulamento, presumo que a qualificação não seja privada correcto?

Outra duvida: Uma vez que podem haver "atalhanços" (que resultem em volta rápida) durante a qualificação, quando e como serão punidos? perdas de lugares após a prova? Digo isto porque certamente se um piloto faz a pole ilegalmente, a corrida decorrerá normalmente com esse piloto a largar de 1º, já que não há tempo entre a qualificação e a corrida para averiguar quem fez batota.

Propunha penalizações severas, visto ser uma forma bastante escondida de fazer batota, e que pode ter consequências em corrida.  :o

_thmbup_

• Administrator
  • GP2 Driver
« Responder #3 em: 07-Setembro-2009, 13:02:54 pm »
Uma duvida, segundo o artigo "#3.3.3 Cada piloto deverá tomar as devidas precauções para que não prejudique outros;" do regulamento, presumo que a qualificação não seja privada correcto?
Pois, não estava previsto a qualificação em modo «privado», para dar mais um toque de realismo à coisa. Salvo erro, o servidor está com a qualificação em modo «privado» (tenho de confirmar). Ficando a qualificação em modo privado, esse ponto perde o seu valor.

Outra duvida: Uma vez que podem haver "atalhanços" (que resultem em volta rápida) durante a qualificação, quando e como serão punidos? perdas de lugares após a prova? Digo isto porque certamente se um piloto faz a pole ilegalmente, a corrida decorrerá normalmente com esse piloto a largar de 1º, já que não há tempo entre a qualificação e a corrida para averiguar quem fez batota.

Propunha penalizações severas, visto ser uma forma bastante escondida de fazer batota, e que pode ter consequências em corrida.  :o

_thmbup_
Pois, se pudéssemos ter 2 ou 3 marshalls a acompanhar a qualificação, ou um tempo de warmup de uns 20 minutos, seria possível analisar as voltas de qualificação, pelo menos dos mais rápidos. Tal não é possível, com a competição nestes termos.
A análise só poderá ser feita posteriormente, infelizmente após a corrida.  :-[
Concordo em absoluto com uma penalização severa, no caso de «atalhanço» na qualificação  _thmbup_

NuNiTo

• Visitante
« Responder #4 em: 07-Setembro-2009, 13:12:27 pm »
Também concordo com as penalizações nesse tipo de casos, no entanto, e nesta pista em especifico penso que pelo menos durante a prova terá de haver muita ponderação depois nas decisões porque naquela chicane é muito fácil perder o controlo do carro na travagem. Tem de ser analisada muito friamente cada situação a fim de aferir se há ou não beneficio nos tempos com os atalhos que possam vir a existir.

De resto penso que temos de contar que haja bom senso de todos os pilotos em saber distinguir o que é hotlaps em modo practice e o que é uma qualificação e respectiva prova _g25_

Offline Xico Rocha

• Administrator
  • WSR Driver
    • ah!
« Responder #5 em: 07-Setembro-2009, 13:26:48 pm »
Para tomar conta de um desses pontos, durante a qualificação, podem contar comigo. O ideal seria fazermos nós o que faz o r-Factor: anular essa volta, uma vez que pode acontecer sem intenção do piloto e, até, passar-lhe despercebido.
ALLRIGHT!

Offline Maciel Pinto

• GP2 Driver
    • The Incredibly Fast Organism
« Responder #6 em: 07-Setembro-2009, 14:23:18 pm »
Também concordo com as penalizações nesse tipo de casos, no entanto, e nesta pista em especifico penso que pelo menos durante a prova terá de haver muita ponderação depois nas decisões porque naquela chicane é muito fácil perder o controlo do carro na travagem. Tem de ser analisada muito friamente cada situação a fim de aferir se há ou não beneficio nos tempos com os atalhos que possam vir a existir.

De resto penso que temos de contar que haja bom senso de todos os pilotos em saber distinguir o que é hotlaps em modo practice e o que é uma qualificação e respectiva prova _g25_

Nuno, o bom senso leva a que quem atalhe sem intenção abrande até ao final da volta, de forma a que essa não seja a sua volta mais rápida. Se todos o fizermos, não há problemas.

NuNiTo

• Visitante
« Responder #7 em: 07-Setembro-2009, 14:48:27 pm »
Citação de: Maciel Pinto em Hoje às 14:23:18
Citação de: Nuno Lourenço em Hoje às 13:12:27

De resto penso que temos de contar que haja bom senso de todos os pilotos em saber distinguir o que é hotlaps em modo practice e o que é uma qualificação e respectiva prova

Nuno, o bom senso leva a que quem atalhe sem intenção abrande até ao final da volta, de forma a que essa não seja a sua volta mais rápida. Se todos o fizermos, não há problemas.
Ora nem mais

No entanto deixo aqui um exemplo, ontem estive a treinar com o Quim, eu a fazer a volta e ele estava a ver, fiz a volta que está nas hotlaps e fiquei convicto que estava completamente limpa tal como ele que prontamente disse que tinha sido impecável, no entanto, recorremos ao replay e constatamos que não tinha sido assim. Recorrendo as medidas reais atalhei perto de meio metro, pouco mais que a largura do pneus, mas dentro do carro não fiquei com essa sensação e ele que estava a ver também não. Iria perder talvez 0.2s se não fosse assim.

Quero com isto dizer que por vezes não fica bem claro para quem está dentro do carro se esta a passar correctamente ou não até porque uma coisa é ver um replay desntro do carro, e outra é ir  a conduzir naquele instante.
« Última modificação: 07-Setembro-2009, 19:48:02 pm por Weed - João Oliveira »

Offline Xico Rocha

• Administrator
  • WSR Driver
    • ah!
« Responder #8 em: 07-Setembro-2009, 15:45:22 pm »
Se todos estiverem no TS, e houver um espectador a ver a última chicane de spa, dará tempo para um piloto que atalhe ser avisado e fazer com que essa não seja a sua melhor volta. O problema em spa é que a última chicane é muito próxima da meta e, num caso desses, o piloto irá estragar duas voltas seguidas o que, num circuito tão extenso, poderá vir a ser um problema. Eventualmente poderá vir cuidadosamente um pouco atrás pela relva de forma a passar rápido pela meta e minimizar isso.
ALLRIGHT!

Offline Paulo Valente

• Global Moderator
  • GP2 Driver
« Responder #9 em: 07-Setembro-2009, 16:48:02 pm »
Se todos estiverem no TS, e houver um espectador a ver a última chicane de spa, dará tempo para um piloto que atalhe ser avisado e fazer com que essa não seja a sua melhor volta. O problema em spa é que a última chicane é muito próxima da meta e, num caso desses, o piloto irá estragar duas voltas seguidas o que, num circuito tão extenso, poderá vir a ser um problema. Eventualmente poderá vir cuidadosamente um pouco atrás pela relva de forma a passar rápido pela meta e minimizar isso.

Xico,estás enganado! A linha de meta é depois da travagem forte para o cotovelo que desce para o "radion". Da tempo de abrandar e perder apenas essa volta caso a travagem para a chicane tenha corrido mal, e começar uma volta novamente sem perder tempo!
Tinha ideia que a qualificaçao iria ser em modo privado dado que assim ninguem prejudica ninguem e podemos fazer as nossas voltas descansados!

Edit: Uma vez que o amigo Xico nao tá inscrito no campeonato  _crs_ , porque nao  assumir o novo cargo de Marshall e fazer os comentarios das corridas na ORW-TV?
Nao sei que pc´s tem o Xico mas deve aguentar a transmiçao em directo da corrida com alguns detalhes nos carros,nao?
Era um caso a pensar,nao?
« Última modificação: 07-Setembro-2009, 16:55:48 pm por Paulo Valente »
"Senhor!
Daí-me sabedoria para aturar alguns colegas de pista!
Porque se me Dás força, parto-lhes a tromba!"

• Administrator
  • GP2 Driver
« Responder #10 em: 07-Setembro-2009, 19:49:44 pm »

Quero com isto dizer que por vezes não fica bem claro para quem está dentro do carro se esta a passar correctamente ou não até porque uma coisa é ver um replay desntro do carro, e outra é ir  a conduzir naquele instante.

Pois nuno, mas o piloto tem que estar ciente disso, eu cometi esse erro na prova de teste de sennerton, exagerei um nadinha na ultima curva, e fui logo penalizado pelo rfactor.... nas voltas seguintes já tive mais cuidado.  _thmbup_

Offline Paulo Valente

• Global Moderator
  • GP2 Driver
« Responder #11 em: 07-Setembro-2009, 20:00:51 pm »

Pois nuno, mas o piloto tem que estar ciente disso, eu cometi esse erro na prova de teste de sennerton, exagerei um nadinha na ultima curva, e fui logo penalizado pelo rfactor.... nas voltas seguintes já tive mais cuidado.  _thmbup_

Eu foi a mesma coisa em Snertterton! Tava em luta com o Azinheira e a travagem para a ultima chicane é feita com o carro em desequilibrio...a traseira atravessou mais do que estava á espera e atalhei a chicane mas com a frente a apontar para o sentido errado...stop-and-go...logo de "giz"!
"Senhor!
Daí-me sabedoria para aturar alguns colegas de pista!
Porque se me Dás força, parto-lhes a tromba!"

Offline Ricardo Lopes

• F3 Driver
  • **
« Responder #12 em: 07-Setembro-2009, 20:06:54 pm »
Vem mesmo a calhar....

Ainda a semana passada tive uma conversa (discussão talvez para o outro interveniente :-X) no qual falei das voltas fantasticas.....e o exemplo da esquerda (Blanchimont) antes da chicane, foi me dado por ele como um sitio onde mtos "alargavam" trajectória e por isso ele também o fazia. Tentei explicar que isso nao seria possivel em race ou qualify a contar para a prova.
Infelizmente, o companheiro acho que levou a mal....chegou mesmo a dizer que eu tinha inveja do tempo dele  _duh_ _duh_

Acho que cada um terá de ter em atenção se atalha ou não....se dentro do carro, não consegue ter a noção do atalhanço....não arriske tanto!! Se for atalhanço por descontrolo de travagem ou empurram de outro etc....levanta o pé e permanece na mesma posição....sendo que se for culpa do adversário, numa tentativa desesperada de passar, cabe a ele levantar pe.

Em qualify, se atalhaste levantas pé e tentas novamente, pois o tempo so conta na descida depois do gancho por isso não tens o problema de perder embalo.

No final da prova...a quem lhe é devido...verificam-se os cortes e apresentam as penalizações...que a meu ver....poderam ser atribuidas em segundos, posiçoes ou desclassificações consuante a gravidade.

Quero ver depois os tempos maravilha a sairem...!!  ;D ;)

• Administrator
  • GP2 Driver
« Responder #13 em: 07-Setembro-2009, 20:40:11 pm »
De acordo.
Por mim não me faz diferença que atalhem a pista toda no practise, desde que não o façam na corrida nem qualificação não vejo qualquer problema, porque é um bluff pouco inteligente, bluf inteligente é fazer tempos fracos no practise, e chegar ao qualifiy e fazer tempos canhão  ;D mas isto já são umas más linguas do caraças  :o  :D

AnimaL

• Visitante
« Responder #14 em: 07-Setembro-2009, 20:54:39 pm »
Só tenho a dizer...Odeio cheaters, gajos q atalham e toda essa gente q tem a mania q sabe mais q os outros por causa de uma trafulhice qualquer _crs_ _blhblh_ _nono_