Próximos Eventos

Autor Tópico: Prova #4 - Laguna Seca :: tópico oficial  (Lida 1387 vezes)

Offline Xico Rocha

• Administrator
  • WSR Driver
    • ah!
Re:Prova #4 - Laguna Seca :: tópico oficial
« Responder #15 em: 18-Maio-2009, 19:17:16 pm »
Boas,

Pessoal pedia que me fizessem um exclarecimeto por causa de uma situação que me fez abandonar. devido a uma distração fiz falsa partida ficando logo com o sinal de paragem para cumprir a penalização mas fui as boxes 3x e o penalty nunca foi tirao. o que deva ter feito?

O que aconteceu foi que foste penalizado com um "pass trough". Só tinhas que passar uma vez pela linha da box sem parar. Como paravas, os mecânicos trocavam os pneus e metiam gasosa e isso não é um pass trough. Todos caem nessa pelo menos uma vez.  ;D

A minha corrida foi muito boa. Bati-me com o Daniel até ao fim. Pressionei o possível mas o  _sheep_ não deu hipóteses. Depois, com a presença de uns quantos BM's, fiz meio peão e o Azinheira passaou-me. Mais perto do fim, ele teve que poupar os pneus e eu passei-o em jogada de equipa. Só voltei aos retrovisores do Daniel nas últimas voltas.

Em suma: corrida muito boa e muito disputada.

Continuo sem perceber porque é que alguns BM's que têm a possíbilidade fazer as curvas rápidas bastante mais depressa e, com segurança, porem-se em posição de ultrapassar os Lotus, tentam fazê-lo em "travagens para tribunal"  :-*
A melhor maneira seria deixar uns metros antes da curva, fazê-la mais depressa e ultrapassar à saída sem quase perda de tempo.

Na próxima corrida vou tentar só deixar passar, e aí facilito, à saída da última e da segunda curva. Tentar na travagem desequilibrada da primeira curva será entendido como "Vai-te enterrar na areia" e não vou levar a bem  :-*
ALLRIGHT!

Offline Paulo Valente

• Global Moderator
  • GP2 Driver
« Responder #16 em: 19-Maio-2009, 01:08:39 am »
Boas,

Pessoal pedia que me fizessem um exclarecimeto por causa de uma situação que me fez abandonar. devido a uma distração fiz falsa partida ficando logo com o sinal de paragem para cumprir a penalização mas fui as boxes 3x e o penalty nunca foi tirao. o que deva ter feito?

O que aconteceu foi que foste penalizado com um "pass trough". Só tinhas que passar uma vez pela linha da box sem parar. Como paravas, os mecânicos trocavam os pneus e metiam gasosa e isso não é um pass trough. Todos caem nessa pelo menos uma vez.  ;D

A minha corrida foi muito boa. Bati-me com o Daniel até ao fim. Pressionei o possível mas o  _sheep_ não deu hipóteses. Depois, com a presença de uns quantos BM's, fiz meio peão e o Azinheira passaou-me. Mais perto do fim, ele teve que poupar os pneus e eu passei-o em jogada de equipa. Só voltei aos retrovisores do Daniel nas últimas voltas.

Em suma: corrida muito boa e muito disputada.

Continuo sem perceber porque é que alguns BM's que têm a possíbilidade fazer as curvas rápidas bastante mais depressa e, com segurança, porem-se em posição de ultrapassar os Lotus, tentam fazê-lo em "travagens para tribunal"  :-*
A melhor maneira seria deixar uns metros antes da curva, fazê-la mais depressa e ultrapassar à saída sem quase perda de tempo.

Na próxima corrida vou tentar só deixar passar, e aí facilito, à saída da última e da segunda curva. Tentar na travagem desequilibrada da primeira curva será entendido como "Vai-te enterrar na areia" e não vou levar a bem  :-*

Ja te explico Xico,primeiro vou fazer report da minha corrida  ;D!
Qualify: Segundo lugar atras do Quim que fez um tempo no segundo 27  :o
Corrida: Fiz um arranque razoavel e aproveitei a travagem tardia do quim para passar para a frente na T1 para depois perder o lugar na curva do parafuso, na volta seguinte volto ao primeiro lugar com mais uma ultrapassagem  na T1. Seguiamos juntos e na curva a seguir á do parafuso vou á terra e saio fora de pista perdendo o controlo do carro e o quim tb mas ele teve mais sorte que eu e conseguiu recuperar o controlo do carro rapidamente, eu deixei o carro ir abaixo algumas 3x e procurei deixar passar toda a gente mas no momento em que volto á estrada ainda vinha lá o Cesar ( Desculpa Cesar ), ainda lhe toquei na lateral mas felizmente ele conseguiu manter o controlo do carro! Tive ke fazer a corrida toda de tras para a frente varias vezes porque sempre que recuperava lugares, mais á frente lá tinha eu que ir limpar o fundo do carro com brita _duh_!!!! Perdi conta ao numero de vezes que passei o Xico e o Azinheira ( Passava....despiste... voltava a passar...despiste e por ai fora  ;D )
Ainda consegui recuperar ate ao 5 lugar final.

Agora a explicaçao Xico.
Quando me cheguei ao grupo que lutava pela 5 posiçao, Daniel,Xico,Azinheira,Eu e o Duarte percebi o porque de rodarem todos mt juntos! Se para os lotus que seguiam atras do Daniel era mais dificil para conseguir ultrapassar por serem carros iguais e terem as mesmas limitaçoes, para os BM´s é mais facil passar aproveitando a maior velocidade em curva, mas isto so acontece quando te deixam fazer isso! E o Daniel nao te deixa fazer isso!!! Pode fazer isso,está no seu direito e as regras assim o permitem, mas estive por diversas vezes a milimetros da traseira dele porque ele travava ou punha o pé no travao quando nao era suposto, fazendo-me perder velocidade de saída em curva e como os Lotus nao perdem nada em acelaraçao pura para os BM´s, lá se vai a vantagem dos BM´s!
Nao gosto destas manobras mas nao deixam de estar no vosso direito de o fazer!
Depois nao percebi as buzinadelas do Daniel quando finalmente o consegui passar na T1, nao sei se foi forma de agradecimento por ter evitado varias vezes entrar pela traseira dele a dentro ou se pela passagem forçada na T1!
 _thmbup_

"Senhor!
Daí-me sabedoria para aturar alguns colegas de pista!
Porque se me Dás força, parto-lhes a tromba!"

Offline Ricardo Nogueira

• Kart Driver
  • *
« Responder #17 em: 19-Maio-2009, 10:16:50 am »
Xico, não concordo contigo nesta parte. O piloto de trás está sempre a contar que o da frente acelere à saída da curva. Se o da frente desacelera ou trava à saída, mesmo abrindo para o de trás pode causar um toque, além de perder naturalmente tempo. O ideal é na travagem (de preferência numa curva lenta), deixar espaço para o de trás meter o carro. Houve dois Lotus que abriram para mim à saída da penúltima curva e perderam mais tempo do que se tivessem deixado passar na travagem para a última uns metros mais à frente! Não é que tenha corrido mal, mas assim perderam mais uns décimos...
My 5 cents ;)

Offline Xico Rocha

• Administrator
  • WSR Driver
    • ah!
« Responder #18 em: 19-Maio-2009, 14:43:11 pm »
Uma boa ultrapassagem é feita em 3 tempos:
1- Aproximação - usando a aspiração ou saindo mais rápido duma curva
2- Ataque - por-se ao lado (aqui é possível facilitar sem abrandar - basta não mudar de lado)
3- consumação - passar para a frente.
    3.1 - Se for uma recta de tamanho suficiente ninguém perdeu tempo
    3.2 - Culminação na travagem.
       3.2.1 - Travarem ambos tarde a discutir a posição - ambos perdem muito tempo nessa curva e na recta seguinte.
       3.2.1 - Travarem com naturalidade cedinho - ULTRAPASSAGEM BOA, SEGURA, SEM QUASE PERDA DE TEMPO.

Há pilotos com tendência para travar muito tarde para ganhar com a velocidade de ponta e pilotos com tendência para travar mais cedo para beneficiarem de um apex e saída e recta seguinte mais rápidos.

A melhor opção depende de muitos factores como a capacidade aceleração do carro, o tamanho da recta seguinte ou, se forem esses, o tipo de esses. Mas quando é uma recta grande, a melhor opção é sempre previlegiar a saída da curva.

Pode parecer que mudei de assunto mas o assunto é precisamente o mesmo.
ALLRIGHT!

Offline Ricardo Nogueira

• Kart Driver
  • *
« Responder #19 em: 19-Maio-2009, 14:52:53 pm »
Ups! Quando li o que escreveste ontem, pensei que te estavas a referir a dobragens e não disputas de posição. Com este último post é que percebi. Sorry :-[

Offline Luis Azinheira

• Administrator
  • GP2 Driver
« Responder #20 em: 19-Maio-2009, 16:38:07 pm »
Bem, vou então fazer o meu report da corrida...

Nunca morri de amores por Laguna Seca, mas esta versão que desconhecia está muito boa...
Como habitual pouco ou nada treinei, estou nisto pela amizade e convívio com os meus amigos e não tenho qualquer tipo de pretensão.
Qualify, fiz o meu PB, e saí ali no meio (2º nos Lotus), nem me lembro em que lugar, arranquei mal perdendo algumas posições, mas ao abordar a T1 com o maior dos cuidados, ganhei uma serie de posições, entre mortos e feridos.
Segui sempre de perto o Xico e o Daniel, ate 10 minutos do final, altura em que os meus pneus pediram tréguas e optei por levantar o pé.

A situação dos BMW's e dos Lotus:

São carros com potenciais diferentes, logo geradores de eventuais "chatices".

Entendo(até certo ponto) que no caso do Paulo ele queira recuperar posições, mas também há que entender que o Daniel tinha 2 carros da classe dele a menos de 3/4 segundos.
No meu caso, parecia a corrida da lebre com a tartaruga, sendo eu a tartaruga, passava uma lebre, uma volta ou nem tanto depois la estava a lebre espetada...Passado uns momentos, la vinha de novo a lebre, e eu a facilitar sempre para não atrapalhar ninguém.

Feitas as contas, o prejudicado fui sempre eu, porque deixei passar por exemplo o Paulo (e outros) umas 3 ou 4 vezes, perdi tempo para o Xico e para o Daniel por cada manobra dessas.
Estou nisto para me divertir e não aspiro a ministro, mas não podemos vir para aqui lamentar uma situação em que de alguma forma nos sentimos prejudicados e esquecer as outras em que prejudicamos, principalmente quando se trata de força das circunstancias (diferença no potencial do MOD), e não de pancadas ou falta de desportivismo.

Para o Marco Félix encomendei uma barrela por passar a corrida a desdobrar-se dos Lotus, e a fazer-nos perder tempo  ;D

Os meus parabéns aos vencedores, o Jquim Normal e o Daniel Alientejano!
« Última modificação: 19-Maio-2009, 16:39:54 pm por Luis Azinheira »

Offline João Barbosa (JPC)

• Administrator
  • GP2 Driver
« Responder #21 em: 19-Maio-2009, 18:34:52 pm »
Report:

Tendo presente que os adversários mais directos estavam fortíssimos, a minha esperança residia em que houvesse problemas de pneus. Mas os tais adversários tinham a lição bem estudada, como seria de esperar.
Ainda tentei manter o contacto com os Lotus da frente, mas atrapalhei-me no arranque e pronto, fiquei com o inevitável Luís Azinheira a 15 segundos e nunca mais lá cheguei.
Teria sido uma corrida solitária, não fosse a companhia do Luís Nabais, a quem devo ter atrapalhado muitas vezes, talvez por travar quando não era suposto, embora pelos vistos tenha esse direito de acordo com as regras. A verdade é que por vezes pensava estar a facilitar a passagem do Luís Nabais e ele não passava, e a seguir mantinha o andamento normal e talvez ele assumisse que eu ia facilitar; as minhas desculpas pelo desentendimento e pelas limitações.
Assim sendo, não correu como esperava, por demérito próprio e essencialmente por mérito dos adversários.
Parabéns ao Joaquim Cabral e ao Daniel Valido pelas vitórias, e a todos pela participação. Muito bom.  _thmbup_

Entrámos assim na segunda metade do campeonato. Tudo está ainda por decidir  _dvl_

Offline Luis Nabais

• F3 Driver
  • **
    • NabaisNet
« Responder #22 em: 19-Maio-2009, 21:23:48 pm »
JPC, não atrapalhaste nada. Tenho que te agradecer pois foi graças a ti que a corrida se tornou divertida. Não treinei o suficiente e estava um pouco lento, saía mal de algumas curvas, daí não te conseguir apanhar algumas vezes...

Não poderei participar na próxima por me encontrar fora do país a partir de amanhã. Divirtam-se e vemo-nos daqui a 2 semanas ;)

Offline Xico Rocha

• Administrator
  • WSR Driver
    • ah!
« Responder #23 em: 20-Maio-2009, 05:14:40 am »
É muito bom quando se põe os pratos limpos com detergente e não com rebarbadoras  :)

Tirando o inevitável, tanto este fim de semana como o anterior foram muito divertidos e, para mim, isso é o mais importante.
Tudo o que eu disse não foi para me queixar de nada mas antes para explicar o porquê de algumas vezes parecer estar a lutar por uma posição com um piloto mais rápido, coisa que não é o meu tipo de estratégia de corrida, pelo menos até chegar perto do final.

A realidade é que sei que sempre que dois pilotos lutam entre si perdem tempo ambos para os outros e é muito normal em corridas a sério dois pilotos fazerem um pacto de não agressão até se chegarem aos que vão mais à frente. Esse pacto costuma ser firmado com linguagem do comportamento ou com sinais feitos com as mãos. No nosso caso podemos usar o TS ou o comportamento.

Eu estive a lutar com o Daniel durante cerca de 15 voltas no início e, feitas as contas, com isso, perdemos ambos cerca de 15 segundos. Não tanto por eu estar a atacar - que não estava - mas por o Daniel pensar, e com razão, que estava. Há um frase do spoter que, traduzindo, diz "Enerva-o!". Foi o que eu tentei fazer para aproveitar o primeiro erro dele que nunca aconteceu  _thmbup_.

Achei, até, impressionante a facilidade de andar coladinho a ele mesmo sem ver  os pontos de travagem. Funcionou sempre como um farol que me ajudou a abordar bem algumas das curvas mais difíceis  ;D

Uma coisa curiosa é que eu e o meu "pior inimigo" partilhamos sempre os nossos setups e nenhum gosta dos setups do outro.
Algumas  vezes "roubamos" algumas ideias e ajustamo-las ao nosso jeito e, no final, ambos beneficiamos com isso.
ALLRIGHT!

Offline Weed - João Oliveira

• Administrator
  • GP2 Driver
« Responder #24 em: 20-Maio-2009, 19:21:11 pm »
Uma coisa curiosa é que eu e o meu "pior inimigo" partilhamos sempre os nossos setups e nenhum gosta dos setups do outro.
Algumas  vezes "roubamos" algumas ideias e ajustamo-las ao nosso jeito e, no final, ambos beneficiamos com isso.

bah.... vocês alteram é o setup pra ficar uma porcaria antes de o mandar  _whstl_

Offline Daniel Valido

• Administrator
  • GP2 Driver
« Responder #25 em: 20-Maio-2009, 20:03:30 pm »
bah.... vocês alteram é o setup pra ficar uma porcaria antes de o mandar  _whstl_

True... true...  _weed_

_drkhug_

Offline Xico Rocha

• Administrator
  • WSR Driver
    • ah!
« Responder #26 em: 20-Maio-2009, 21:12:58 pm »
Ai é? Por acaso descobri umas coisas interessantes relativas ao desgaste dos pneus ...  _pocao_
ALLRIGHT!